Bom Apetite !!!

 
BOLO DE FRUTAS E NOZES 

Esta receita produz um bolo de frutas rico, escuro e húmido, que dura meses. Muito útil para piqueniques. 

Casca grosseiramente ralada e sumo de 2 laranjas grandes 
Rum escuro ou água 
175 g de manteiga 
175 g de açúcar escuro 
175 g de ameixas secas picadas 
50 g de gengibre ou figos cristalizados picados 
50 g de cerejas cristalizadas picadas 
125 g de sultanas 
125 g de corintos 
75 g de pedaços de nozes 
250 g de farinha integral simples 
1 colher de chá de bicarbonato de sódio 
½ colher de chá de cravinho em pó( não indispensável) 
2 ovos grandes( tamanho 1) levemente batidos 

Deite o sumo de laranja num jarro de medição, eleve a 3 dl com rum ou água e despeja para uma caçarola com a manteiga e o açúcar. Derreta a manteiga e o açúcar no líquido, sobre lume brando. Misture a casca de laranja, as ameixas, o gengibre ou figos, as cerejas, as sultanas, os corintos e as nozes. Leve a ferver, tape e deixe ferver em lume brando durante 10-15 minutos. Depois retire do lume e deixe arrefecer. 

Entretanto, aqueça previamente o forno a 180 º [T. 4 ]. Unte uma forma redonda, funda de 18 cm ou uma forma profunda quadrada de 15 cm e forre a base com um disco de papel vegetal. Polvilhe com farinha. 

Mente a mistura de frutas estiver fria, peneire a farinha com o bicarbonato de sódio e o cravinho em pó. Junte a mistura da caçarola e mexa.. Depois adicione os ovos à mistura da farinha com os frutos. Deixe o preparado na forma e leve ao forno durante 1 ¼ horas ou até a ponta de um espeto fino introduzido no centro do bolo sair limpa. 

Deixe ficar na forma durante 10 minutos e depois afaste os lados do bolo da forma com uma espátula de metal. Desenforme, volte o bolo, retire o papel e depois coloque o bolo, com a base voltada para baixo, sobre uma rede, para arrefecer completamente. Se possível, guarde numa lata estanque e deixe ficar alguns dias antes de comer. 

 

  

  
  

  

  

  

  

  

  

  

  
 

 
 Deixe mensagem